Perguntas freqüentes

DICAS PARA MELHOR CUIDAR DO SEU AMIGO
      
Leia e anote ! fique atento! Perguntas mais comuns:

Que vacinas devem ser aplicadas em cães?
Aos 45 dias de vida, os filhotes devem iniciar a vacinação. São 3 doses com intervalos de 21 a 30 dias. A vacina óctupla protege o cãozinho contra 8 doenças, inclusive viroses que podem ser fatais. Outra vacina bastante utilizada é a vacina contra a tosse dos canis, uma doença bastante comum que causa tosse e problemas respiratórios. São duas doses com intervalos de 30 dias. Aos 3 meses de idade, cães devem ser vacinados contra raiva. A partir daí, é necessário um reforço anual por toda a vida do animal.
É extremamente importante que o cãozinho tenha tomado medicamento contra vermes pelo menos 15 dias antes de receber a primeira vacina.


Posso comprar a vacina e aplicá-la em meu cãozinho?
Nunca. Somente o médico veterinário poderá avaliar corretamente se o cãozinho pode ou não ser vacinado. O cão deve ser examinado para avaliar se está bem de saúde e qual seu peso e tamanho (para saber qual é a dosagem caso haja real necessidade de aplicação da vacina). Do contrário, a vacina pode não ter o efeito desejado.

É necessário pagar uma consulta para vacinar meu cão?
Não. O médico veterinário examinará seu cãozinho como parte da rotina antes da vacinação. Mas é importante ressaltar que muitos proprietários levam seus cães para vacinar como pretexto para obter uma consulta gratuita, o que não acontece, pois para ser vacinado o cão deve estar saudável. Não deixe para levá-lo para vacinar quando ele já estiver doente.

É verdade que gatos não precisam de vacinas?
Não. Existem vacinas específicas para doenças comuns em gatos e que podem ser prevenidas com a vacinação. O protocolo é muito parecido com o dos cães, mas a vacina utilizada é diferente. Com relação à vacina contra raiva, esta deve ser feita anualmente, assim como nos cães.

De quanto em quanto tempo devo dar remédios contra vermes para meu cão/gato?
Aos 15 dias de vida deve iniciar a desverminação do animal. Depois aos 30 e 45 dias. Depois mensalmente até os 6 meses de idade e a partir daí a cada 3 a 5 meses por toda vida do animal. Alguns pontos importantes devem ser lembrados: a mãe deve ser desverminada antes da cobertura (cruzamento) e depois junto com os filhotes, além disso dependendo do medicamento utilizado, o mesmo deve ser repetido sempre após 15 dias.

É aconselhável dar banho no cachorrinho todo dia ?
Não. Banhos devem ser dados semanal ou quinzenalmente. O excesso de banho pode causar problemas dermatológicos.

É verdade que a virose fica no quintal por vários anos após a morte de algum animalzinho vitimado por ela ?
Algumas viroses permanecem sim por algum tempo no ambiente. Por isso é aconselhável a limpeza com hipoclorito em todos os ambientes em que o cachorro teve acesso.

Quais as chances de um animalzinho com virose sobreviver a doença? Em 100% dos casos ele deve ser sacrificado?
Várias viroses podem acometer os animais. Algumas mais graves, outras nem tanto. Mas o diagnóstico precoce e o tratamento veterinário adequado aumenta muito as chances de cura. Deve-se sempre evitar tratamentos caseiros que, além de não ajudar, podem diminuir as chances de cura devido à demora no tratamento apropriado e o agravamento no estado de saúde do animal.

Como eu controlo os carrapatos e pulgas do meu animalzinho?
Existem diversos produtos apropriados no mercado. Além de um produto específico para uso no animal, deve ser feito também um tratamento com produtos apropriados em todo o ambiente em que o animal vive.

Qual o método mais eficaz para que meu animalzinho não procrie?
Sem dúvida, a castração é o único método 100% eficaz. O uso de anticoncepcionais pode e provavelmente irá trazer danos à saúde do animal (existem muitos casos de câncer provocados pela aplicação contínua de anticoncepcional). Se não puder ou não quiser castrar seu animal, mantenha-o preso durante o cio que deve durar, na fêmea, por volta de 15 a 20 dias.

Meu animalzinho pode tomar medicamento destinado a seres humanos? Eles terão os mesmo efeitos?
Alguns medicamentos utilizados no tratamento de animais são de uso humano em doses apropriadas, porém alguns medicamentos de uso humano podem causar danos muito grandes à saúde do animal. Nunca utilize medicamento nenhum no seu animal sem o aconselhamento de um médico veterinário, só ele pode dizer se o remédio pode ser utilizado e qual a quantidade a ser utilizada. Um único comprimido de diclofenaco, por exemplo, pode matar um cão.

Meu cachorrinho nunca saiu na rua ou teve contato com outros cachorros da rua, por que ele tem carrapatos?
Carrapatos e pulgas estão em virtualmente todos os lugares, podem ser trazidos por aves, por animais de rua que passam na frente do seu portão ou ainda adquiridos durante passeios. A única medida eficaz para evitar que se cão ou gato tenha parasitas é o uso de medicamentos preventivos.

O ouvido do meu cachorrinho pode ser lavado com água normalmente?
Não. Os ouvidos dos cães devem ser limpos com algodão e produtos apropriados para esse fim. E sempre durante os banhos, os ouvidos devem ser protegidos com algodão.

É aconselhável dar banho no meu gato uma vez por semana?
Gatos normalmente não precisam de banho e muito menos com essa freqüência. Gatos de pelo longo devem ser escovados com a maior freqüência possível.

Eu tenho um pitbull, quando eu devo colocar a guia nele? E os hotwiller’s?
Cães de qualquer raça só devem andar na rua com guia. Caminhar com o cão sem guia pode causar sérios acidentes com pessoas, outros animais e automóveis. Cães de grande porte e/ou agressivas, além de guia devem utilizar focinheiras próprias durante os passeios.

Eu tenho um pincher e ele treme muito quando vou dar banho nele. É ideal dar banho nele com água morna ou isso fará mal à ele?
Nunca deve-se banhar o animal com água fria. Utilize sempre água morna e banhe o animal em local sem corrente de ar. Além disse, sempre que possível, seque-o bem. Dê preferência aos dias quentes e ensolarados, dê banho no seu animal no período da manhã, pois ele terá o sol do dia inteiro para secar-se melhor.

Cortar o rabo do meu cachorro irá prejudicá-lo?
Dependendo do tamanho do rabo remanescente, o corte poderá prejudicar os animais. Quando o rabo é cortado muito rente ao corpo, isso pode predispor o animal a bicheiras na região anal devido à perda de proteção contra moscas.

É aconselhável cortar as orelhas do meu pitbull?
O corte de orelhas é proibido. Além de proibido causa sérios problemas nos animais, como infecções crônicas de ouvido.

O pitbull realmente é agressivo ou uma possível agressão é fruto do ambiente ou da forma em que ele foi criado?
O Pit Bull é uma raça de natureza agressiva, mas seu comportamento reflete muito o ambiente em que vive. Um cão, seja ele de que raça for, se for bem tratado e respeitado, normalmente será um cão dócil. Mas algumas raças são mais imprevisíveis que as outras, portanto, todo cuidado é pouco ao lidar com esses animais, embora, na minha experiência profissional, Pit Bulls são dóceis e fáceis de lidar.
                                                               Marcos Magalhães

                               Médico veterinário

5 ideias sobre “Perguntas freqüentes

  1. meu cachorro foi mordido por um pitbull e quebrou uma das patas ,queria saber quanto tempo mais ou menos leva para que o osso volte ao normal?

    • Você deve leva-lo a um veterinário para avaliação, para se certificar que está apenas quebrado, só ele poderá te dizer qual o tempo que leva. mas se for acompanhado por veterinário, melhora bem mais rápido.

  2. oi dei vermifugo p/meu animalzinho,é vira-lata c/labrador peça +ou-20kls,eu posso dar a vitamina Aminomix nesse período tbm????Ou devo dar a segunda dose do vermifugo daqui 15 dias e começar c/a vitamina só depois??O peo dela ta caindo a bessa por isso optei pela vitamina aminomix,alem de dar uma boa ração Foster e Brfordog,e cenpora crua,além de frutas..vcs podem me ajudar?????obrigada..

  3. Olá, adotei um filhotinho de gato da rua e notei no chão a presença de um verme. Uma amiga que faz veterinária me aconselhou a dar remédio de verme em solução para o filhote. Lí na bula que era pra dar ao gatinho 1 ml por kg, mais não havia dizendo em quanto tempo era pra dar as outras doses. Gostaria de saber se faço o ciclo do meu cachorrinho de 15 dias e depois 21 ou se é de forma diferente. Obrigada

Comentários encerrados.